Outro governador preso, reggae nomeado patrimônio cultural e mais notícias

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Publicado em 29/11/2018

1- Mais um governador do Rio de Janeiro atrás das grades

Polícia Federal do Rio de Janeiro prende governador Luiz Fernando Pezão. A Operação Lava Jato deu voz de prisão contra o político hoje, quinta-feira (29), pela manhã, no Palácio das Laranjeiras, residência oficial. Pezão foi apontado em delação como recebedor de mesada de R$ 150 mil quando ainda era vice de Sérgio Cabral, que também está preso. Segundo Ministério Público Federal, o atual governador do Rio de Janeiro operou esquema de corrupção próprio. A prisão de Cabral e o cumprimento de outros mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) fazem parte da Operação Boca de Lobo.

Mauro Pimentel | AFP

2- Dois anos da tragédia com o avião da Chapecoense

O acidente aéreo que deixou 71 vítimas completa dois anos e familiares ainda não receberam qualquer tipo de indenização pelas mortes, nem da seguradora do vôo, nem da operadora (LaMia) e nem dos demais órgãos de aviação. Algumas das famílias decidiram abrir processo conjunto contra a Aerocivil da Colômbia, autoridade de aviação do país. Ações devem ser entregues até o final desta quinta-feira (29).

3- Maior número de casos de Sarampo desde 1997

Estão confirmados no Brasil, em 2018, mais de 10 mil casos de Sarampo e doze mortes registradas por conta da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 98% dos casos foram registrados no Amazonas e em Roraima, estados com surto de sarampo. O governo afirma que o número de novos casos suspeitos caiu na última semana e diz também que atuou em força-tarefa para avaliação do resultado de exames de suspeitas em Manaus. O último maior registro de casos de sarampo foi realizado em 1997, quando 53.000 brasileiros contraíram a doença.

4- Reggae é patrimônio!

O Reggae jamaicano foi inserido na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. No anúncio, feito pelas redes sociais e também publicado em seu website, a Unesco menciona que, embora fosse voz dos marginalizados quando surgiu, atualmente, o reggae é incorporado por toda a sociedade. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial algo que contribua para a discussão internacional sobre questões como injustiçaresistênciaamor, e humanidade.

(Lá no canal do youtube da Blink 102 fizemos uma playlist com algumas sugestões de reggae para você!)

Ao longo da manhã desta quinta-feira (29), a Unesco vem anunciando outros novos registros de Patrimônios Imateriais, de diversos países. Fique de olho!

5- Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite em Campo Grande (MS)

A Secretaria de Saúde de Campo Grande e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul estão realizando ações para aconselhamentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.

Amanhã, dia 30 de novembro, as testagens rápidas acontecem no Hospital Prof. Esterina Corsini, o Hospital Dia do HU. Das 8:00 às 15:00. Levar documento com foto e cartão do SUS.

No sábado, 1º de dezembro, dia mundial da luta contra a AIDS e data que enfatizará a importância do uso do preservativo para a prevenção de diversas doenças, ações serão espalhadas pela cidade. Testagens rápidas para HIV, sifilis, hepatite B e C acontecerão no CamelódromoMotoristas de aplicativos e a Cruz Vermelha distribuirão kits de prevenção.

(Ouça a entrevista com o Dr. Mauricio Pompílio, médico infectologista!)

6- Previsão do Tempo

Alta possibilidade de chuvas em Campo Grande (MS) entre o final da manhã e o meio da tarde desta quinta-feira (29). Temperatura máxima fica na casa dos 28ºC e mínima dos 22ºC.

(weather.com)

Compartilhar.

Deixe uma resposta