AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | TERÇA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Publicado em 04/12/2018

1- Lula: novo julgamento de pedido de liberdade

Supremo Tribunal Federal (STF) analisa hoje, terça-feira (04), o quinto pedido de soltura do ex-presidente Lula. O julgamento acontece a partir das 14h – horário de Brasília – e é o primeiro feito pela mais alta corte do país. Os outro quatro pedidos de liberdade anteriores feitos pela defesa de Lula foram encaminhados à instâncias inferiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A atual tese dos advogados é sustentada com base no fato de o juiz Sérgio Moro ter aceitado convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça. Eles pedem a anulação do processo do triplex e a suspensão de seus efeitos para que Lula consiga, então, liberdade.

2- Megaoperação contra facções criminosas em todo o Brasil

Grupo Nacional de Combate às Operações Criminosas – grupo criado para combater crime organizado em todo o Brasil – coordena megaoperação contra integrantes de facções criminosas em 15 estados. A operação começou na manhã desta terça-feira (04) e também conta com a participação dos GAECOs e do Ministério Público. São, no total, mais de 260 mandados de prisão e mais de 200 de busca e apreensão no Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

3- Combustível mais caro na França gera protestos

Final de semana de protestos e manifestações na França registra mais de uma centena de feridos e 400 detidos. Os franceses foram às ruas no sábado e no domingo contra o aumento de impostos sobre combustíveis e contra a queda do poder aquisitivo da população. Ontem, rodovias estradas e acessos a complexos petrolíferos foram bloqueados. Depois das manifestações, o primeiro ministro francês decidiu pela suspensão do reajuste que aumentaria os impostos e passaria a valer em 1º de janeiro do ano que vem.

Foto: Thibault Camus/AP

4- Punição para cientista que modificou genes de bebês?

Chinês que disse ter editado os genes de bebês está desaparecido desde a semana passada. Jornais locais afirmam que a última aparição do cientista foi em um evento em Hong Kong, na última quarta-feira e levantam suspeitas de possível prisão domiciliar. A universidade para qual o cientista trabalha nega as alegações. Recentemente, o governo da China anunciou que irá punir os envolvidos no projeto de edição genética. O formato da punição não foi anunciado.

5- O que esperar da economia de Campo Grande?

Prefeito Marquinhos Trad espera – para o final do ano – aumento de vendas no comércio da capital sul mato-grossense e aguarda economia mais aquecida no ano que vem. O prefeito de Campo Grande falou sobre a economia durante o lançamento da Operação Boas Festas, que aconteceu ontem (03), na Praça do Rádio. Para Marquinhos Trad, a melhora da economia na cidade e em todo o estado também depende dos fatores e da situação da economia nacional.

Foto: Marina Pacheco

6- Aumento da tarifa de ônibus

Economista e especialista em logística e transporte apontam coerência do reajuste do valor das passagens de ônibus em Campo Grande e dizem que, apesar de estar acima da inflação, o aumento de R$ 0,25 é justificável. No contrato entre Prefeitura e Consórcio Guaicurus, consta fórmula de reajuste que considera variação de quatro itens: combustível, salário do motorista, INPC, índice de veículos automotores, reboques e autopeças da FGV. À Rádio Blink 102, Prefeitura, Agetran e Consórcio Guaicurus apresentaram tabelas que indicam variação dos valores e gastos com a prestação do serviço em 2017 e 2018.

 

Compartilhar.

Deixe uma resposta